MANUTENÇÃO EFICIENTE – Aumente a fiabilidade e reduza os custos

MANUTENÇÃO EFICIENTE – Aumente a fiabilidade e reduza os custos

Um investimento consciente no departamento de manutenção, tem sempre um impacto positivo na disponibilidade dos equipamentos, o que aumenta a fiabilidade da capacidade produtiva das empresas e assegura uma produção de acordo com o planeado.

Esta visão, explica a relação entre a manutenção, fiabilidade e os custos.

Quando as empresas apenas se focam na redução custos do departamento de manutenção, a fiabilidade dos seus equipamentos vai ter tendência a baixar, com um impacto elevado na redução da sua capacidade produtiva.

Se as empresas investirem de uma forma consciente na sua manutenção, a fiabilidade dos equipamentos aumenta, garantindo assim, as entregas em tempo útil, sem custos adicionais, e os custos totais da manutenção baixam, melhorando de forma significativa os resultados das empresas e a satisfação dos seus clientes.

Um investimento consciente na manutenção não é apenas aumentar o orçamento do departamento na expetativa que os resultados melhorem.

O primeiro passo a dar, é conhecer bem o sistema de manutenção implementado, identificar os constrangimentos e desperdícios existentes, com o objetivo de focar os recursos nas atividades que acrescentam valor.

Se assim for, os investimentos realizados vão ser estratégicos para o departamento de manutenção, baseados no conhecimento da realidade atual, com uma visão clara do potencial existente e promoção da eficiência diária do departamento. Estes investimentos vão melhorar a produtividade e eficácia das equipas de manutenção e contribuir de forma significativa para os lucros da empresa.

Compreender o impacto da manutenção nos custos da empresa

O sector da manutenção é tradicionalmente encarado como um custo. Embora esta já não seja uma realidade transversal de muitas empresas, algumas ainda mantém esta visão e ano após ano têm por objetivo reduzir os custos com o departamento ou, não investem o suficiente para ter um departamento focado, estruturado e eficiente que contribua de forma significativa para melhorar os resultados da empresa. Esta visão ainda se mantém quando as empresas não tem consciência dos custos totais da manutenção e apenas se focam nos custos diretos.

Custos Totais = Custos Diretos + Custos Indiretos

Pode-se considerar como custos diretos, aqueles que podem ser imputados diretamente ao centro de custo da manutenção e os indiretos todos os que podem ser provocados pela paragem intempestiva dos equipamentos ou, seu funcionamento deficiente. Quando se adiciona aos custos da reparação (HH dos técnicos de manutenção e materiais), os dos operadores que não estão a produzir, da energia (quando estamos a falar de processos térmicos, com um valor bastante considerável), custos de amortização dos equipamentos, desperdício de produtos, penalizações por falha de entrega e margem de lucro que não vai ser faturada, normalmente atingem-se valores muito superiores e com impacto para os resultados da empresa. Verifica-se assim que os custos totais de uma manutenção corretiva não programada e de uma linha de produção parada, são muito superiores, se os compararmos com uma intervenção programada.


Quando existe esta consciência pela gestão de topo, inicia-se uma mudança de paradigma e a manutenção deixa de ser vista como um custo e passa a ser um departamento estratégico para ajudar a empresa a atingir os seus objetivos.

Esta mudança de paradigma vai levar a uma reflexão sobre a situação atual do departamento e a traçar um plano para o seu desenvolvimento, tendo em vista melhorar a sua eficiência e a redução de custos provocados pela sua atividade, o que normalmente significa um investimento consciente no departamento.

A SHRPLUS, conjuga a experiência dos seus consultores com os conceitos Lean aplicados à manutenção e oferece soluções, de acordo com a realidade dos seus clientes, para otimizar os departamentos de manutenção, proporcionando:

  • Redução de custos: Elimine os gastos desnecessários e otimize a utilização de recursos.
  • Maior disponibilidade dos equipamentos: Reduza as paragens intempestivas e mantenha a sua produção fluida;
  • Aumento do ciclo de vida dos equipamentos: prolongue a vida útil de seus equipamentos e maximize o retorno do investimento.
  • Equipes mais eficientes e motivadas: um ambiente de trabalho otimizado impulsiona a produtividade e o engajamento.
social position

Share this post