MANUTENÇÃO PROATIVA, UM OBJECTIVO POSSIVEL DE ATINGIR
“As maquinas estão sempre avariadas”
“A manutenção anda sempre a apagar fogos”
“Quando não se fala da manutenção é bom sinal, é porque não há avarias”
Estas são algumas das frases que ainda hoje se ouvem com regularidade em algumas empresas e que demonstra que o sistema de gestão da manutenção implementado tem por base a manutenção reativa, ou seja, um grande foco na manutenção corretiva de emergência.
Nesta realidade os problemas dominam o dia a dia das equipas de manutenção, existem muitas avarias, a manutenção está constantemente a “correr” para resolver os problemas, os clientes internos estão insatisfeitos e as equipas da manutenção desmotivadas
Os gestores têm consciência que as coisas não estão bem, mas têm dificuldade em compreender as causas e definir as ações corretas para reduzir a manutenção reativa e potenciar um sistema de melhoria, que se baseia na otimização dos recursos de manutenção e a sua utilização numa gestão inteligente dos seus ativos.
A transição de uma manutenção reativa para uma manutenção proativa não é um processo simples, pelo que leva muitas vezes as empresas, quando não têm recursos internos, a recorrer a recursos externos, com experiência, que suportam as equipas internas na definição do processo de mudança para melhorar a performance da manutenção e os seus resultados
O primeiro passo é conhecer a realidade atual e mapear os processos existentes.
Após a caracterização da situação atual, identifica-se os pontos fortes, os menos fortes e define-se os objetivos que se pretende atingir.
Posteriormente elabora-se um plano de ação, com a identificação dos recursos adequados para uma implementação de sucesso e define-se os KPIs de acompanhamento do projeto.
Com o compromisso de todos, o projeto deve ser lançado.
A evolução do plano deve ser passo a passo e a implementação de cada passo deve seguir o ciclo PDCA, o que vai garantir que a transição entre os passos só é dada quando o anterior for atingido e se encontrar consolidado.
Embora estes projetos sejam longos, a boa noticia é que após o início de implementação do processo de melhoria os resultados começam a surgir, a disponibilidade dos equipamentos aumenta, os desperdícios diários da equipa diminuem.
Com menos avarias, mais satisfação dos clientes e mais motivação da equipa, existe mais disponibilidade da manutenção para focar os seus recursos em atividades que acrescentam valor e que vão melhorar os resultados do departamento e contribuir de forma efetiva para melhorar os resultados da empresa.
A SHR PLUS é uma empresa especializada em gestão da manutenção e gestão de ativos. Temos uma vasta experiencia em Manutenção Industrial que disponibilizamos para apoiar as empresas a melhorar a eficiência dos seus departamentos de manutenção, através da utilização de metodologias Lean.
Os nossos objetivos:
- Reduzir custos;
- Aumentar a disponibilidade;
- Aumentar o ciclo de vida dos equipamentos;
- motivação e eficiência das equipas;